É correto afirmar ser o tributo uma prestação:
A utilização da Contabilidade Gerencial e seus métodos, como ferramenta importante na geração de informações que auxiliem o processo decisório, ultrapassaram os limites das organizações manufatureiras e agora vemos sua aplicação nos mais diversos setores da economia, desde prestadoras de serviços, como bancos e hospitais, até entidades sem fins lucrativos, como organizações não governamentais.
Os gestores e contadores das organizações governamentais ou sem fins lucrativos têm muito em comum com suas contrapartes em organizações com fins lucrativos. Há dinheiro a ser ganho e gasto. Há orçamentos a ser preparados e sistemas de controle a ser projetados e implementados. Há uma obrigação de usar os recursos sabiamente. Se usada de maneira inteligente, a contabilidade contribui para a eficiência das operações e auxilia as organizações governamentais a atingir seus objetivos.
2 – Quais as principais diferenças entre a função do administrador e a do contador?
Administrador: analisa os demonstrativos contábeis, desenvolve dados adicionais, baseado em suas avaliações acerca dos riscos e retornos inerentes.
Principal objetivo do Administrador é maximizar lucro.
O contador tem a função básica de desenvolver e fornecer dados para verificar o desempenho da empresa, enxergar a situação financeira e pagar impostos. Ele é quem prepara as demonstrações financeiras com base de que as receitas devem ser reconhecidas por ocasião das receitas e das despesas quando incorridas.
A Contabilidade é mais visualizada como um bem necessário a função financeira. Considera-se que a função contábil deve ser controlada pelo vice-presidente financeiro. Há duas diferenças básicas entre a Administração Financeira e a Contabilidade, uma se refere ao tratamento de fundos e a outra à tomada de decisão.
Contador volta sua atenção para apresentar e coletar dados financeiros.
3 – Das diferentes