Psicologia
ESCOLA DE SAÚDE E BIOCIÊNCIAS
CURSO PSICOLOGIA
GUILHERME SANTANA STACHELSKI
DISSERTAÇÃO FILOSOFIA
TOLEDO
2012
GUILHERME SANTANA STACHELSKI
DISSERTAÇÃO FILOSOFIA
Trabalho Acadêmico apresentado à disciplina de Filosofia, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Prof. Valter Freitas
TOLEDO
2012
São várias as relações que podemos estabelecer entre o filme “O Show de Truman”, o “Mito da Caverna” trecho do livro “A República”, escrito por Platão descrevendo o dialogo entre Sócrates e Glauco e a vida contemporânea. De início tomemos por base a questão do contexto a qual cada situação esta inserida.
O filme O Show de Truman retrata a vida de um homem cuja rotina é simples e costumeira. Truman é um homem que aparenta ser simpático paciente e de certo modo conformado com a vida que leva. O mesmo está diariamente empenhado com seus afazeres familiares, bem como no trabalho.
O Mito da Caverna conta a história de pessoas que estavam presas dentro de uma caverna, as mesmas só enxergavam as sombras das pessoas e dos objetos os quais passavam pelo local, acreditando assim como Truman que esse era o mundo verdadeiro absoluto e inquestionável.
Na sociedade atual parte da população está quase que totalmente focada no seu cotidiano, as pessoas não tem a disposição de refletir sobre certas atitudes tomadas, nem a capacidade de julgar o meio que o cerca. Fatos esses provocados pela sociedade capitalista com o auxílio da mídia como um todo, que prega o consumo como objetivo de vida, transformando-nos em pessoas individualistas.
Truman percorreu um longo e difícil caminho até chegar ao mundo tido como real. Foram várias as pessoas que tentaram o impedir dizendo que seus questionamentos eram incabíveis e que ele estava ficando louco. Porém o desejo de buscar a verdade foi o que motivou Truman a partir em busca de seu objetivo.
No Mito da