Órgãos Regulamentadores para importação
O CMN é um órgão normativo, entidade superior do sistema financeiro nacional, e que tem como objetivo fixar as diretrizes relacionadas às políticas: de credito, monetária e cambial do país; fazer a adequação do volume dos meios de pagamento às reais necessidades da economia; o controle do valor interno e externo da moeda; e o equilíbrio do balanço de pagamento, além de melhorar os instrumentos financeiros.
MDIC-Ministério do desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
Tem como objetivo administrar as ações da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a fim de que todas as suas ações fiquem de acordo com as diretrizes feitas pela CAMEX.
SISCOMEX-Sistema Integrado de Comércio Exterior
O siscomex, a partir do registro informatizado dos dados da transação por parte do importador ou exportador, transportador e depositário, Condensa as atividades da SRF do BACEM, do SECEX e de outros órgãos interveniente e anuente no sistema, como o ministério da saúde e da agricultura. Tem como objetivo assimilar as atividades de registro, conduzir e controlar as operações de comércio exterior, por meio de um movimento automatizado e único de informações
BNDES-Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
Instituição pública federal ligada ao Ministério do Desenvolvimento. Tem como objetivo financiar todos os empreendimentos que ajudam no desenvolvimento do país. O BNDES é uma entidade componente da administração pública indireta e vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, tendo como objetivo apoiar empreendimentos que contribuam para o desenvolvimento do Brasil.
MF-Ministério da Fazenda
Tem como objetivo agir no controle e na fiscalização de comércio exterior brasileiro, por meio do Banco Central do Brasil (BACEN), do Banco do Brasil (BB) e da Secretaria da Receita Federal (SRF). Tais órgãos, exceto o BB, são gestores do Sistema