Ind stria de Brinquedos FUN
Nome: Paulo Hernani Silva Brito ( 14027712)
Disciplina: Gestão Estratégica de Negócios
Tutor: Prof. Hedney Carlos Gomes
Título da Atividade: AP II
Resposta
Componente Concorrência (ambiente de negócio)
A Indústria de Brinquedos FUN sofre diretamente com a importação de brinquedos asiáticos, principalmente chineses, os mesmos vem inundando o mercado de uma maneira que as indústrias nacionais em geral, sofram com a concorrência.
Este fenômeno deve-se a alíquota de importação que foi reduzida de forma inesperada pelo governo e a utilização de mão de obra barata pelos asiáticos.
Solução:
Fabricação de seus brinquedos na China da mesma forma que seus concorrentes, mantendo seu padrão de qualidade com mão de obra mais barata.
Componente político (macro ambiente):
Uma ferramenta vital para a indústria de brinquedos é a utilização de publicidade especialmente direcionada para o público infantil, que por motivos óbvios é considerado nosso público alvo.
Esse tipo de propaganda já vem sendo contestada a um longo tempo, e já não bastasse às medidas tomadas pelos órgãos regulamentadores uma medida mais radical foi implantada, a aprovação da resolução 163, emitida pelo Conanda , essa resolução praticamente proíbe a publicidade infantil da forma que até então conhecíamos.
Solução:
Tomar providências das empresas de publicidades contratadas para que ajustem seus padrões para o formato atual.
Componente tecnológico (macro ambiente):
A tecnologia é cada vez menos indispensável nas nossas vidas e está se tornando comum até nas indústrias de brinquedo.
A mesma que até então era vista como inimiga agora se torna aliada na inovação e desenvolvimento dos brinquedos.
Trazendo os modelos clássicos especialmente os de tabuleiro e os portando para a forma digital principalmente na forma de aplicativos é cada vez mais um bom negócio atraindo o público em questão e também adultos pelo lado nostálgico.
Fontes: