LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL: O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
RESUMO
A interação humana revela aspectos que necessitam ser pensados e analisados, a fim de que se possa atingir uma comunicação eficiente. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi propor atividades para a prática da linguagem verbal e não verbal, assim como descrever, identificar e relacionar os aspectos fundamentais para a eficácia do uso da Língua Portuguesa. Desta forma, o desprendimento do professor para o aperfeiçoamento de sua ação é fundamental para a melhoria da escrita, fala e leitura dos acadêmicos.
Palavras-Chave
Linguagem verbal/não verbal, comunicação, Língua Portuguesa.
1 INTRODUÇÃO
A comunicação verbal bem como os aspectos sócio-culturais do ser humano são externados psicofisicamente através da linguagem. Este é meio de expressar e comunicar idéias, interpretar e usufruir as produções culturais nos mais diferentes contextos, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação.
O domínio da linguagem como atividade discursiva e cognitiva, e o domínio da língua como sistema simbólico utilizado por uma comunidade lingüística são condições de possibilidades de plena participação social. Pela linguagem os homens se comunicam, têm acesso a informações, expressam, partilham e constroem visões do mundo, isto é, produzem cultura. Através da linguagem expressam-se ideias, pensamentos e intenções; estabelecem-se relações interpessoais e influencia-se o outro, alterando suas representações da realidade e da sociedade.
Em constantes reflexões com profissionais da educação, discutem-se metodologias para a prática educativa e sua multiplicidade de aspectos, no sentido de aprofundar conhecimentos sobre a linguagem verbal e conseqüentemente, organizar a comunicação, como principal função do professor de língua portuguesa.
Esta pesquisa tem como objetivo propor atividades para a prática da linguagem verbal e não verbal nas aulas de língua portuguesa, descrevendo,