quimica
1. Introdução teórica:
A densidade (também massa volúmica ou massa volumétrica) de um corpo define-se como o quociente entre a massa e o volume desse corpo. Desta forma pode-se dizer que a densidade mede o grau de concentração de massa em determinado volume. O símbolo para a densidade é ρ (a letra grega ró) e a unidade SI para a densidade é quilogramas por metro cúbico (kg/m³). Densidade relativa é a relação entre a densidade da substância em causa e a massa volúmica da substância de referência (a água é geralmente tomada como referência). É uma grandeza adimensional, devido ao quociente. Quando se diz que um corpo tem uma densidade de 5, quer dizer que tem uma massa volúmica 5 vezes superior à da água (no caso dos sólidos e líquidos).
A densidade ou mais especificamente a massa específica da água à pressão normal e à temperatura de 25 °C, é de 1,00 g/cm³, e a 4 °C, onde se atinge sua densidade máxima, é de 1,03 g/cm³ (a água apresenta dilatação anômala).O gelo ou, água no estado sólido, possui uma massa específica inferior àquela apresentada pela água em seu estado líquido (0,97 g/cm³), propriedade rara nos líquidos, que se explica pela polaridade da molécula da água e pelo aumento da distância média entre partículas. O mesmo ocorre geralmente com as substâncias que estabelecem pontes de hidrogênio, como os álcoois.
2. Descrição da prática:
Procedimentos:
Adiciona-se água até um volume conhecido no béquer ou na proveta, e suficiente para deixar a peça de alumínio imersa no líquido. Anote esse valor.
Mede-se a massa da peça de alumínio e anota-se o resultado.
Mergulhe totalmente a peça de alumínio na água com cuidado, sem molhar a mão e anote o segundo volume.
3. Objetivo:
Determinar a densidade da peça de alumínio
4. Lista do Material Utilizado:
- Peças de alumínio
- Béquer
- Água destilada
- Balança de precisão
5. Conclusão:
6. Bibliografia:
-