óleo residual
BIODIESEL
Grazielly Norões Barbosa1
Antônio Pasqualetto2
Universidade Católica de Goiás - Departamento de Engenharia -Engenharia Ambiental
Av. Universitária n° 1440 - Setor Universitário – Fone: (62) 3327-1351
CEP: 74.605-010 – Goiânia – Goiás
RESUMO
O modelo energético atual baseado no petróleo dá sinais de esgotamento e com ele o paradigma produtivo que utiliza o petróleo também como fonte de matéria-prima para grande parte dos produtos que usamos e consumimos. O presente artigo propõe uma reflexão sobre o aproveitamento de resíduos de óleos e gorduras vegetais (OGR), para produção de um combustível alternativo, biodiesel, ao óleo diesel convencional.
Palavras-chave: Biodiesel , meio ambiente, óleo residual de fritura.
ABSTRACT
The model based on the current energy oil gives signs of exhaustion and with it the productive paradigm that uses oil as a source of raw material for much of the products we use and consume.
This paper proposes a reflection on the use of waste oils and fats (OGR), for production of an alternative, biodiesel, fuel to diesel oil conventional.
Key-words: Biodiesel, the environment, residual oil for frying.
1
2
Academica do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Católica de Goiás. (grazynoroes@hotmail.com)
Orientador, Professor Doutor em Fitotecnia, Coordenador do curso de Engenharia Ambiental do
Departamento de Engenharia da Universidade Católica de Goiás – UCG (pasqualetto@ucg.br).
2
1 INTRODUÇÃO
O consumo de combustíveis fósseis derivados do petróleo apresenta um impacto significativo na qualidade do meio ambiente. A poluição do ar, as mudanças climáticas, os derramamentos de óleo e a geração de resíduos tóxicos são resultados do uso e da produção desses combustíveis. A poluição do ar das grandes cidades é, provavelmente, o mais visível impacto da queima dos derivados de petróleo. Há anos vêm sendo realizadas experiências
com