Ética e Moral
ALUNO (OS):
Jéssica Tainara Crippa Rosa
RA
POLO
Novo Hamburgo
2015
1301395
TRABALHO EM GRUPO (TG)
Questão
C. Simões afirma:
A moral origina-se do desenvolvimento da sociabilidade; responde a necessidade prática de estabelecimento de determinadas normas e deveres, tendo em vista a socialização e a convivência social. Faz parte do processo de socialização dos indivíduos, reproduzindo-se através do hábito e expressando valores e princípios socioculturais dominantes, numa determinada época histórica. Possibilita que os indivíduos adquiram um
“senso” moral (referido a valores, por exemplo, a justiça), ou seja, tornem-se conscientes de valores e princípios éticos. Ao serem internalizados, transformam-se em orientações de valor para o próprio sujeito e para juízos de valor em face dos outros e da sociedade (1990: 57)
Após a leitura da citação acima, faça sua análise referente à moral e capacidade ética do ser social, expressando valores e princípios socioculturais.
Resposta:
Levando em consideração as mudanças históricas que o homem e a sociedade sofreram durante todos os anos de sociabilidade, não fica difícil de imaginar quantas transformações no que se diz socialmente aceitável ou não aconteceram no decorrer do tempo.
A moral sendo determinante na criação de normas de convivência e ditadora do aceitável ou não perante a sociedade sofreu mudanças que partiram da analise ética do que vinha sendo até então socialmente aceitável.
Em alguns casos poderemos ser éticos e imorais ao mesmo tempo, se ao refletirmos sobre o valor moral e julgarmo-lo ultrapassado e ou equivocado, perante nossos valores no determinado momento seremos éticos (estaremos agindo conforme achamos correto), mas imorais (estaremos indo contra o que a massa reproduz ser o correto). Um exemplo de transformação moral é o Incesto, uma vez que o ato é culturalmente aceitável e em dado momento histórico passa a não ser mais. Lévi Strauss nos traz que:
Nada existe na irmã, na