ética e moral
No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, é o modo de ser ou caráter, como forma de vida adquirida pelo homem, ou seja, é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade, um conjunto de regras e de costumes aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.
No sentido prático, a finalidade da ética e da moral é muito semelhante. São ambas responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando o seu caráter, altruísmo e virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade.
Moral e Lei:
São condutas que caminham juntas, A moral baseia se em regras, que trata dos atos humanos, dos bons costumes e dos deveres do homem em sociedade e perante os de sua classe.
A moral é caracterizada pela vida do homem, sua formação de caráter desde os primeiros anos de vida, enquanto a lei em transmitir hábitos e costumes fundamentais em cada sociedade, são acordos explícitos de caráter obrigatório. A moral é o instrumento informal, enquanto a lei é formal (escrita e promulgada) As leis são instrumentos de regulamentação social. São necessárias, pelo menos por três razões. Em primeiro lugar, para promover uma arrumação e harmonização no interior de cada ser humano em particular. Depois, para promover a justiça e a harmonia entre os seres humanos. Finalmente, com o objetivo geral da vida humana como um todo, com o fim para o qual o homem foi criado, que se consolida na possibilidade de um mundo justo e