Como eu combato a corrupção
Hoje em dia a corrupção é quase que como um ato corriqueiro, tirar vantagem dos outros seja no trabalho,escola ou até na rua é muito comum.
Em primeiro momento, quando falam sobre a corrupção,pensamos em cargos políticos, os desvios de verbas, sonegação de impostos entre outros que estão distantes de nós.Mas acabamos nem percebendo que a corrupção está no nosso dia a dia, e até em nós mesmos.
Corrupção não é só roubar dinheiro, é qualquer atitude que favoreça uma pessoa e se prejudica outra.
Pequenas ações como dar ou receber troco errado, furar filas,falsificar assinaturas,colar em provas,estacionar o carro em vagas prioritárias,mentir para os outros, também são consideradas corrupção, mas muitas vezes ficam imunes de punições, o que incentiva fazer isso novamente.
É hipócrita quem critica a corrupção genérica e em grande escala e pratica a corrupção cotidiana.
Sergio Fajardo
Seguindo esta ideia, podemos dizer que, para combater as grandes corrupções, primeiro devemos combater as pequenas, pois aceitar essas pequenas corrupções é aceitar as grandes corrupções.
Podemos dizer que um adolescente que não vê problema em forjar assinaturas para provas, futuramente, terá menos dificuldade, de, por exemplo, subornar um guarda, sem achar que está praticando a corrupção.
O Brasil é um país que está em constante crescimento e um país não se desenvolve quando a corrupção está presente no meio público, mostrando de exemplo o Brasil, o qual possuí uma péssima educação pública, estradas em estado crítico, hospitais sem médicos e infra-estrutura.
Para combater pequenas e grandes ações corruptas é preciso que os jovens sejam mais envolvidos, tendo mais influência e cobrando mais do que é certo.O Brasil não vai mudar em um dia, mas os dias de mudanças já começaram, e devemos lutar pelo que é certo e justo, pelo futuro da nação, sem corrupção e outras coisas que não fazem o Brasil ir pra frente.