Ética e moral
ÉTICA E MORAL: SIGNIFICADO, DIFERENÇAS E A IMPORTÂNCIA DELES NA SOCIEDADE
INTRODUÇÃO
A moral e a ética estão interligadas com os mesmos ideais e princípios, apesar de terem significado diferente, as duas determinam a expectativa de uma sociedade se manter equilibrada. Desde os tempos antigos, os grandes filósofos e pensadores tinham objetivos de compreender e estudar a fundo sobre as questões sociais que regem uma sociedade ou um grupo de pessoas, levando até hoje estes pensamentos serem questionados e fazerem parte da composição de uma sociedade, que tem por função obter uma unificação de pensamentos para a sobrevivência de indivíduos em um meio coletivo.
DESENVOLVIMENTO
A palavra ética tem origem grega ethos que significa caráter, modo de ser de uma pessoa. Portanto ética é um conjunto de valores morais e princípios sociais, na qual se forma a conduta de um indivíduo dentro de uma sociedade para melhor funcionamento desta, estando envolvida com o sentimento de justiça social do que seria certo e errado dentro de seu princípios. Embora a ética não esteja relacionada diretamente com as leis, sua prática numa sociedade é essencial para qualquer bom funcionamento desta, tendo como base valores históricos e culturais, portanto nem toda sociedade terá os mesmos princípios éticos que outras, ou seja, a ética forma o equilíbrio dentro de uma sociedade, é uma forma de sobrevivência e necessidade as quais levam os indivíduos a terem conscientização humanística, sem a ética as pessoas fariam o que quisessem prejudicando a convivência com outros indivíduos, assim teríamos uma sociedade desorganizada e que não teria unificação de ideais afetando toda a estrutura de uma sociedade de forma drástica.
Já a moral está ligada aos valores que regem a ação do homem em uma convivência social, sendo estes valores formulados pela