Ética e Moral
Esses valores entram em conflito, a todo instante, com a busca do lucro nos negócio, seja da rede de televisão, seja da indústria tabagista.
O filme mostra como o segredo industrial, criado com o objetivo de garantir aos investidores os lucros decorrentes das inovações tecnológicas e a proteção do negócio contra a concorrência, pode esconder informações essenciais à população.
É possível encontrar, desde as primeiras cenas, conflitos éticos tanto no âmbito profissional quanto pessoal. Após ser demitido, Jeffrey Wigand assina um contrato de confidencialidade e, caso cumprisse o contrato, a empresa tabagista pagaria seus direitos trabalhistas e o plano de saúde de sua família, principalmente de suas filhas. É nesse contexto que o personagem Lowell Bergman, Al Pacino, entra. Ele tenta convencer Jeffrey a revelar o segredo através de uma entrevista ao programa 60 minutos, da CBS. Sem cortes, sem edição.
Sijng & Silva descrevem que:
O critério ético mais importante é o da vida humana. Toda vez que esse princípio for ameaçado por uma norma, seja ela moral política ou econômica, esta norma deve ser mudada. Daí a necessidade de conhecermos as normas de funcionamento das instituições para sabermos se elas estão ou não respeitando o direito à vida de cada ser humano. (1995, p.52)
Fazendo uma comparação com ética empresarial quantos funcionários deixam de mostrar para a sociedade certas nocividades geradas pelos produtos e tecnologias, deixando de lado assim, a ética e moral social em detrimento do acordo legal estabelecido com a empresa. O filme entra em outro conflito ético dentro do jornalismo e da liberdade de imprensa quando a entrevista está pronta para ser veiculada