paradigmas
s.m. Que pode ser utilizado como padrão (a ser seguido); modelo, exemplo. Gramática. Tipo de conjugação ou declinação gramatical cujas formas vocabulares podem ser usadas como padrão e/ou modelo; por exemplo, o verbo amar segue de paradigma da primeira conjugação. Linguística. Conjunto de termos que podem ser substituídos (entre si) na mesma posição da estrutura a que fazem parte. (Etm. do grego: paradeigma)
Sinônimos de Paradigma
Sinônimo de paradigma: arquétipo, exemplo, modelo, norma e regra
Definição de Paradigma
Classe gramatical: substantivo masculino Separação das sílabas: pa-ra-dig-ma Plural: paradigmas
O que é Paradigma:
Paradigma é um termo com origem no grego “paradeigma” que significa modelo, padrão. No sentido lato corresponde a algo que vai servir de modelo ou exemplo a ser seguido em determinada situação. São as normas orientadoras de um grupo que estabelecem limites e que determinam como um indivíduo deve agir dentro desses limites.
O termo surgiu inicialmente em Linguística na teoria do signo linguístico criada por Ferdinand de Saussure, na qual relacionava o signo ao conjunto de elementos que constituem a língua.
O paradigma seria o conjunto de elementos linguísticos que podem ocorrer no mesmo contexto ou ambiente. Os elementos são substituídos por outros que vão ocupar a mesma posição. Por exemplo, na Gramática o verbo “cantar” serve de paradigma à primeira conjugação porque irá se flexionar em várias formas e outros verbos terminados em “ar” seguirão esse modelo.
Na filosofia, um paradigma está relacionado com a epistemologia, sendo que para Platão, um paradigma remete para um modelo relacionado com o mundo exemplar das ideias, do qual faz parte o mundo sensível.
O norte-americano Thomas Samuel Kuhn (1922-1996), físico e filósofo da ciência, no seu livro “A Estrutura das Revoluções Científicas” designou como paradigma as “realizações científicas que geram