Ética e moral
A moral incorpora as regras que temos de seguir para vivermos em sociedade, regras estas determinadas pela própria sociedade. Quem segue as regras é uma pessoa moral; quem as desobedece, uma pessoa imoral.
A ética, por sua vez, é a parte da filosofia que estuda a moral, isto é, que reflete sobre as regras morais. A reflexão ética pode inclusive contestar as regras morais vigentes, entendendo-as, por exemplo, ultrapassadas.
2 - Como se identifica a presença da moral no seu universo? E na coletividade social?
A moral além de ser um instrumento indispensável para o bom funcionamento da sociedade e integração dos indivíduos nela, também significa respeito à vida. À nossa vida e à vida das pessoas ao nosso redor. Os valores morais na sociedade são importantes porque é responsável pela manutenção da ordem entre as pessoas, sendo inclusive ensinados desde o berço.
3 - Como seria uma sociedade em que reinaria uma prática moral desejável (ideal)?
Com certeza seria uma sociedade muito melhor de se viver, onde todos se respeitariam mantendo o bom relacionamento, sem preconceitos e exclusão.
Quando a educação e o respeito são praticados por todos, há menos brigas, menos discussões acontecem, quando todos praticam atos gentis tudo se modifica. Quando uns ajudam aos outros, sem pensar somente em dinheiro e no individualismo a solidariedade acontece no social.
4 - Quais as principais características morais da sociedade de hoje (mundo contemporâneo)?
A sociedade se tornou capitalista, onde gerou-se relações materiais e sociais, onde as pessoas sofrem com as conseqüências do poder ou desfrutam dos benefícios do poder o que tornou as pessoas egoístas, hipócritas sempre em busca do individualismo e lucros. Em função disso, tudo se tornou lícito, inclusive o desconhecimento da existência do outro.