Ética e moral
A proposta deste trabalho é o comentário que aborda uma discussão à cerca do aborto. Discute-se sobre o aborto no ponto de vista da ética , abordando, também, o tema na ética religiosa com uma pequena pincelada sobre saúde publica. Analisa-se o pensamento da sociedade em geral a respeito do aborto.
Introdução
Faço uso das palavras de BITTAR, que diz que “é como um saber que se verte e se direciona para o comportamento que se deve definir e divisar conceitualmente o que seja a ética” .Dando continuidade e ainda utilizando BITTAR onde podemos fazer uma reflexão
“... a prática ética deve representar a conjugação de atitudes permanentes de vida, em que se construam, interior e exteriormente, atitudes gerenciadas pela razão e administradas perante os sentidos e os apetites”.
(DWORKIN. 2005, p. 9).
Em meio a tantos debates e com um pouco de senso critico nós leva a uma reflexão de certo modo óbvia: até que ponto o aparente descaso por parte de autoridades governamentais e médicas em relação à questão da prática do aborto está contribuindo para o agravamento do problema? “A grande polêmica sobre o aborto é, no fundo, um debate sobre uma questão moral e metafísica: saber se mesmo um embrião recém fertilizado já é uma criatura humana com direitos e interesses próprios” . Assim, estaríamos numa linha de raciocínio que nos levaria a refletir de planejamento familiar, à saúde e assistência à mulher.
O homem vive em sociedade,sendo assim convive com outros individuos, portanto, cabe-lhe pensar e responder à seguinte pergunta: “Como devo agir perante os outros?”. é uma pergunta fácil de ser formulada, porém difícil de ser respondida. Pois, esta é a questão central da Moral e da Ética, às vezes estás palavras são empregadas como sinônimos: conjunto de princípios ou padrões de conduta. Ética podendo também significar Filosofia da Moral, logo, um pensamento reflexivo sobre os valores e normas que regem as condutas humanas. Em