Ética e moral
Métodos e Técnicas de Pesquisa em Psicologia I
Com base no artigo de Nossula (2008) responda as questões a seguir:
1. De acordo com o texto diferencie ética e moral
Ética significa, em primeiro lugar, o ramo da filosofia que fundamenta científica e teoricamente a discussão sobre valores, opções (liberdade), consciência, responsabilidade, o bem e o mal, o bom e o ruim etc., enquanto o termo mos-moris (moral) refere-se principalmente aos hábitos, aos costumes, ao modo ou maneira de viver.
Assim, qualifica-se certo hábito ou costume de virtuoso ou vicioso e certo modo de agir ou viver de moral ou imoral. Ao contrário, o termo ético, por remeter à fundamentação filosófica da própria moral, geralmente não se qualifica. Mas, assim como a antiga filosofia grega acentuou no termo e no conceito de ética a dimensão filosófico-científica, a sociedade romano-cristã acentuou no termo e conceito de moral (imoral) a dimensão pragmática da opção pessoal a favor do bem ou do mal, conforme normas e regras definidas numa determinada organização social.
2. Defina a boa ciência para Sócrates
Sócrates, ao contrário, polemizando com os sofistas, afirmou que saber e virtude se identificavam. Para ele, o homem “não pode tender se não para saber aquilo que deve fazer ou para aquilo que deve ser: este saber é a própria virtude” (Abbagnano, 1970, p. 123). O principio fundamental da ética socrática resumia-se nisso: uma ciência que fosse incapaz de dominar o homem e que o abandonasse à mercê dos impulsos sensíveis não seria uma ciência. Com isso, Sócrates identificava ciência e virtude, o verum e o bonum.
3. Elabore uma linha do tempo sobre a arbitragem ética, considerando Platão, Aristóteles, a idade média, o iluminismo, chegando ao século XX
Platão: A ética dá o limite, a medida certa, tornando-se a ciência do justo e da medida. Para Platão, o limite, o número ou a medida da ciência deviam ser estabelecidos pelos filósofos ou sábios, pela razão