Ética e moral
O trabalho a ser apresentado tem como objetivo abordar os assuntos que envolvem a ética e moral sob um enfoque filosófico um tanto prático, onde irá procurar delinear as suas diferenças e principalmente a interligação entre ambas, mostrando o quanto ambas estão ligadas em nosso modo de agir e pensar.
A sociedade moderna está vivendo um progresso tecnológico jamais imaginado que ultrapassa as previsões dos mais perspicazes, o que leva o homem contemporâneo a agir com certa angústia, o que acaba por afastá-lo do real, do que é certo ou errado, e até mesmo da auto-realização, ameaçando a integridade e a dignidade do ser humano, a agir sem moral, sem ética. É importante dizer que as idéias, as normas e as relações sociais nascem e se desenvolvem em correspondência à necessidade social desenvolvida, que está sempre visando garantir uma determinada ordem social, regulando desta forma as ações coletivas e individuais.
Reportagem
Ética vem do grego “ethos” que significa modo de ser, e Moral tem sua origem no latim, que vem de “mores”, significando costumes. Esta confusão pode ser resolvida com o esclarecimento dos dois temas, sendo que Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano. Durkheim explicava Moral como à “ciência dos costumes”, sendo algo anterior a própria sociedade. A Moral tem caráter obrigatório.
Já a palavra Ética, Motta (1984) define como um “conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, igualmente, o bem-estar social”, ou seja, Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social.
A Moral sempre existiu, pois todo ser humano possui a consciência Moral que o leva a distinguir o bem do mal no contexto em que vive. Surgindo realmente quando o homem passou a fazer parte de agrupamentos, isto é, surgiu nas sociedades primitivas, nas primeiras