Ética e moral
Ética da Administração
Gabrielle
Moral e Ética
É comum haver confusão em relação aos termos moral e ética que apesar de ajudarem o homem a construir um bom caráter para ser humanamente íntegro, possuem significados distintos. A palavra moral tem sua origem no latim, que vem de “mores”, significando costumes. Em uma breve definição, podemos dizer que se trata do conjunto de valores, de normas e de noções do que é certo ou errado, proibido ou permitido dentro de uma determinada sociedade, de uma cultura.
A moral possui um caráter prático, visto que faz parte da vida cotidiana das sociedades e dos indivíduos, não só por ser um conjunto de regras e normas que regem a nossa existência, dizendo-nos o que devemos ou não fazer, mas também porque está presente no nosso discurso, além de influenciar os nossos juízos e opiniões.
A moral também se apresenta como histórica, porque evolui ao longo do tempo e difere no espaço, assim como as próprias sociedades e os costumes.
Outra importante característica da moral é o fato desta ser relativa, porque algo só é considerado moral ou imoral segundo um determinado código moral, sendo este diferente de indivíduo para indivíduo. Um exemplo simples seria o fato de que para algumas pessoas, sacrificar animais para consumo de sua carne é algo moral e para outras, imoral.
Já a palavra ética é de origem grega, derivada de “ethos”, que diz respeito aos hábitos e costumes dos homens. A ética está vinculada à moral e estabelece o que é correto, errado, permitido ou desejado relativamente a uma ação ou a uma decisão. A ética pode-se definir como sendo a ciência do comportamento moral, uma vez que estuda e determina a forma segundo a qual devem agir os integrantes de uma sociedade.
É óbvio que a ética não é coativa, uma vez que não impõe castigos legais (as suas normas não são leis). A ética contribui para a justa aplicação das normas legais num Estado de direito, mas em si mesma não é punitiva do ponto de vista