Ética e moral
Esta confusão pode ser resolvida com o esclarecimento dos dois temas, sendo que Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano. Durkheim explicava Moral como a “ciência dos costumes”, sendo algo anterior a própria sociedade. A Moral tem caráter obrigatório.
Já a palavra Ética, Motta (1984) defini como um “conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, outrossim, o bem-estar social”, ou seja, Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social.
O problema entre universalismo e relativismo se expressa da seguinte forma
Universalismo é um termo com várias acepções, a depender da corrente de pensamento.
Na comunidade espiritualista do Brasil é comum referência ao espiritualismo universalista.
Universalismo também se faz presente em outras correntes de pensamento, tais quais o unitarismo, a Conscienciologia e o hinduísmo. No hinduísmo há o universalismo radical e o universalismo moderado.
O relativismo é uma doutrina que prega que algo é relativo, contrário de uma idéia absoluta, categórica. Atitude ou doutrina que afirma que as verdades (morais, religiosas, políticas, científicas, etc.) variam conforme a época, o lugar, o grupo social e os indivíduos de cada lugar.
Na filosofia, e na antropologia, Ian Jarvie diz que o relativismo é a "Postura segundo qual toda avaliação é relativa a algum padrão, seja qual for, e os padrões derivam de culturas."
* Como uma norma moral pode adquirir validade universal? * Por que os valores e os princípios morais variam nas diferentes sociedades?