Analise dos esteriótipos da globo na cobertura do primeiro rock in rio
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA ENSINANDO E APRENDENDO
JORNALISMO
ROBERTO BARROS NEVES FILHO
Analise dos esteriótipos da globo na cobertura do primeiro Rock in Rio
FORTALEZA 2011
PROBLEMATIZAÇÃO
Que técnicas foram usados pelo jornalismo da globo na formação desses estereótipos?
3. OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICO
3.1. Objetivo Geral
Analisar os estereótipos formados na cobertura da globo no 1 rock in Rio e saber se esses estereótipos se mantém em cobertura de eventos musicais do gênero rock and roll atualmente.
3.2. Objetivos Específicos
- Investigar a imagem que a globo criou no 1 rock in rio de fãs de rock e heavy metal
3.3. metodologia de Pesquisa
Pretendo fazer uma analise do conteúdo
Justificativa
Justificar os estereótipos da cobertura da globo no primeiro Rock in rio. “Etimologicamente falando a palavra estereótipo vem do grego Stereos e typos que da origem a “impressão solida” (Nangolo, 2008, s/p) Os estereótipos são crenças socialmente compartilhadas a respeito dos membros de uma categoria social, que se referem a suposições sobre a homogeneidade grupal e aos padrões comuns de comportamento dos indivíduos que pertencem a um mesmo grupo social. Sustentam-se em teorias implícitas sobre os fatores que determinam os padrões de conduta dos indivíduos, cuja expressão mais evidente encontra-se na aplicação de julgamentos categóricos, que usualmente se fundamentam em suposições sobre a existência de essências ou traços psicológicos intercambiáveis entre os membros de uma mesma categoria social. (Pereira, 2009, s/p)
Quais eram os meios que a globo utilizava para cobrir um evento de proporções internacionais. Justificar que esses estereótipos formados há 26 anos podem ainda aparecer em cobertura de eventos musicais atualmente.
1- Breve histórico do rock Antes de começar a