Ética e Direitos Humanos
A Ética é um princípio fundamental para o jornalista, que tem uma postura séria e que faça o seu trabalho com convicção e seriedade. O jornalismo adquire Todos os dias cada vez mais força, pois é o jornalista que nos alerta e dá a Informação diariamente. É claro que não podemos deixar de lado que erros, excessos e violações de direitos humanos fundamentais, passaram a ocupar regularmente o espaço dos jornais e o tempo de alguns telejornais, colocando em foco os erros jornalísticos e questionando sobre a Ética da informação, não deixa de ser uma realidade. As notícias são cada vez mais tratadas como material de ficção, apresentadas de um modo espetacular e de sensação tanto pela televisão como pela imprensa escrita. Daí temos que contar com a contribuição da Ética e os valores dos Direitos Humanos.
Falar sobre um tema como a Ética e os direitos humanos na comunicação social implica fazer uma abordagem geral da informação levada para a população, intervendo e influenciando a sociedade. Esta comunicação com a sociedade ocorre através de processos complexos em que a Ética tem, por vezes, um lugar mal definido ou pouco significativo, pois o ato de distribuir a noticia passa por cima de valores éticos e do direito. A comunicação social e seus colaboradores, quando transmitem informação ao público, habituaram a não quebrar as regras do dever e, não é preciso fazer um esforço de memorização para ter presente o seu código. Estes deveres como um conjunto de regras que pretendem criar algumas limitações, sem as quais se prejudicariam os cidadãos, as profissões que, normalmente lidam com o grande público estão inseridas nesses códigos, como o jornalismo.
È nítido a importância do jornalismo, tendo o jornalista como agente principal, do convívio em sociedade, pois o seu papel de formador de opinião demonstra a sua importância e mostra que conceitos Éticos e dos Direitos Humanos são indispensáveis no exercício da sua profissão.