guia de melhoramento genetico de Gado de leite
Alguns características que podem ajudar a definir uma boa vaca são: alto rendimento de leite com alta porcentagem de gordura e proteína; vida produtiva longa; problemas reprodutivos mínimos; conformação que reduz a incidência de mastite e doenças de casco; resistência a doenças; conversão alimentar eficiente.
As vacas são criaturas capazes de produzir leite a partir de materiais inadequados à alimentação humana. O estabelecimento da lactação depende naturalmente da produção de um bezerro. Algumas fêmeas nascidas, senão todas, serão mantidas como animais de reposição ou para expansão de rebanho. Quais delas serão boas vacas? Como sabemos se uma boa vaca vai transmitir suas características para a geração seguinte? Cada características é, em parte, herdada dos pais, mas também é influenciada por outros fatores. Por exemplo, uma vaca pode ter habilidade genética para produção de leite; porém, sua produção será reduzida em conseqüência de nutrição inadequada, parto complicado, período seco curto, mastite etc.... Portanto, a produção de leite é influenciada pela constituição genética do animal e por fatores ligados ao seu ambiente e manejo.
GENÉTICA é a ciência que estuda a variação e transmissão de características de uma geração para a geração seguinte. Essa transmissão ocorre no momento da reprodução através da união do espermatozóide paterno com óvulo materno.
MEIO AMBIENTE é a combinação de fatores que afetam a expressão genética do animal. Vacas com constituição genética similar ou igual (gêmeos idêntico) podem produzir diferentes quantidades de leite quando criadas em fazendas com variados níveis de manejo.
GENÓTIPO E FENÓTIPO - o termo genótipo representa o conjunto de gens herdados pelo indivíduo e é uma característica fixa do organismo. O termo fenótipo refere-se ao que ser observado e medido diretamente no indivíduo, por exemplo, cor do pêlo, produção de leite ou classificação para tipo. É