ética e código de ética
PRÓ-REITORIA ACADÊMICA
CURSO DE DIREITO
PROF. ROBSON POTIER
DISCIPLINA: ÉTICA E COMPROMISSO SOCIAL
HUGO LEONARDO HANS AMORIM LIMA
ATIVIDADE COMPLEMENTAR UNIDADE I
NATAL
2014
HUGO LEONARDO HANS AMORIM LIMA
3º ATIVIDADE COMPLEMENTAR UNIDADE I
NATAL
2014
A ética trata-se do comportamento individual em relação a sociedade, o que garante o bem-estar social. Ela define como o homem deve comportar-se diante do meio social, buscando julgar o comportamento humano, dizendo o que é certo e errado, justo e injusto.
A busca pela ética se traduz pelas escolhas que o homem faz. As opções certas leva-nos à um caminho de virtude, verdade e às relações justas, deste modo mantem assim a ordem social. A ética não vem diretamente da lei propriamente dita, ela foi construída ao longo do tempo, com base nos valores e princípios morais da sociedade. Para proteger a sociedade das injustiças e do desrespeito em qualquer esfera social foi criado o código de ética que é um documento que busca expor os princípios e a missão de uma determinada profissão ou empresa. Seu conteúdo deve ser pensado para atender às necessidades que aquela categoria representa, foram feitos para enfatizar os valores que devem ser praticados pelos profissionais e instituições.
Os códigos em que estão especificados os direitos e deveres, o que é vetado eticamente naquele exercício profissional e as possíveis punições no caso de desobediência ao código. Ex.: código de ética do contador, código de ética do assistente social, etc. Os códigos mais conhecidos no Brasil são os de medicina, enfermagem, psicologia e o da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Cada um deles especifica o papel dessas profissões na sociedade e a importância do respeito a dignidade humana no exercício de cada um desses trabalhos tão importantes.
CÓDIGO DE ÉTICA E DISCIPLINA DA OAB
TÍTULO I
DA ÉTICA DO ADVOGADO
CAPÍTULO