codigo de etica
2.1 Conceito de Ética.
Conforme Abbagnano (1998 apud ALENCASTRO 2010, p. 32), podemos definir ética como “a ciência da conduta”, portanto muitas empresas a utiliza como um de seus pilares, não apenas para sobrevivência, mas também para expandir seus negócios.
De modo muito simples e resumido pode-se afirmar que é ético aquele que, livremente, com a consciência bem formada, responsabilidade e reta intenção, aplica a inteligência na procura da verdade e a vontade na busca do bem, em todas as circunstâncias. Nessa definição está a referência, o parâmetro da pessoa ética e pode-se afirmar com toda segurança, que existem muitas pessoas que se esforçam por atingir essa meta.
A fonte da Ética é a própria realidade humana, o ambiente em que se vive. Desta forma, o ambiente de trabalho, no qual se convive grande parte do dia, se desenvolve em uma sucessão de escolhas para tomadas de decisões e de práticas de virtudes, que nada mais são do que os valores transformados em ação.
Citação......
De acordo com Walter Sígollo, presidente do Conselho Regional de Administração de São Paulo, o significado de ética é aquilo que devemos praticar em nossa vida cotidiana, nas nossas relações pessoais e profissionais.
O presidente ainda diz que pelos avanços tecnológicos e um mercado mais dinâmico permite entender que o conceito de ética deve ser ampliado. Assim, deve-se considerar que ter diretrizes éticas na cultura de uma determinada empresa é uma vantagem competitiva.
Para o professor de Direito do Consumidor e Ética Profissional da Faculdade de Direito Damásio Educacional, a ética está relacionada a boa-fé nas relações pessoais e profissionais.
A credibilidade de uma instituição é o reflexo da prática efetiva de valores como a integridade, honestidade, transparência, qualidade do produto, eficiência do serviço, respeito ao consumidor, entre outros. Conclui-se, portanto, que quando se fala em empresa ética, quer-se