Trabalho de fisica II
Resumo O trabalho proposto a seguir tem forma de relatório, sobre uma aula prática da disciplina de Física Energia. Onde foi proposto a nós que seguíssemos os passos dados pelo professor presente em sala, para que pudéssemos então enxergar e provar que a teoria se aplica na prática. Após realizar os passos propostos, realizamos os cálculos para que descobríssemos a força e elongação das molas nos experimentos. Portanto, após algumas tentativas conseguimos achar os possíveis valores das grandezas descritos a seguir.
Introdução
Uma mola elástica, esticada ou comprimida exerce uma força dirigida na direção e sentido que faz regressar a mola á sua força normal.
O módulo da força exercida pela mola é diretamente proporcional a elongação da mola a expressão matemática dessa relação entre força elástica e a elongação é chamada Lei de Hooke. Em decorrer analisaremos o sistema Massa-Mola,’ ’Que consiste no acoplamento de um corpo de massa M a uma mola com fator restaurador K(constante de deformação),o sistema encontra-se em equilíbrio a posição da massa é denotada por 0 (X=0) e toda vez que tiramos o nosso sistema desse ponto 0 surgirá uma força restauradora.
Porém se acoplarmos esse sistema massa-mola a outro teremos duas novas frequências de oscilações diferentes, e assim com três. Analogamente se tivermos N massas acopladas terão N modos normais correspondentes’’.
(MARRION,J.B;THORNTON S.T.CLASSICAL DYNAMICS OF PARTICLES E SYSTEMS) Uma força variável que atua sobre a mola é igual a variação de energia potencial elástica.
Objetivo
No laboratório da UNIC – Campus barão, foi feitos experimentos a fim de mostrar, provar e tirar todas as dúvidas dos discentes sobre a matéria de física – Energia, onde o objetivo foi calcular a força e elongação das molas com suas respectivas massas, obtendo a exatidão através de cálculos de médias e