Responsabilidade Social
A responsabilidade social é como se fosse uma troca entre a organização e a comunidade em geral. Como as empresas se utilizam de recursos naturais, capitais financeiros e tecnológicos, uso da mão de obra, apoio do governo, fruto da mobilização da sociedade, precisam prestar contas do seu desenvolvimento a sociedade.
Ela é dividia entre Gestão da RS Interna e Gestão da RS externa. A Gestão da RS Interna é focada no seu público interno e seus dependentes. Seus programas baseiam-se em: PPR, assistência médica, transporte, educação. E a Gestão da RS externa tem como foco a comunidade onde está inserida. Seus programas baseiam-se em: doação de produtos, voluntariado, atividades de preservação do meio ambiente, empregos, patrocínios.
A responsabilidade social traz inúmeros benéficos para a organização: ganhos de imagem corporativa, popularidade de seus dirigentes, maior relacionamento com o governo, maiores vantagens competitivas. Mas é necessário estar atento no que diz respeito ao ganho de imagem corporativa, pois as ações sociais com objetivos publicitários não causam uma boa impressão à imagem da empresa.
É necessário equilíbrio entre as organizações e aprimorar a compreensão para construir relacionamentos de benefícios mútuos. O profissional que atuar na área social deverá ter conhecimento das teorias, técnicas e ferramentas de comunicação para que o resultado esperado seja atingido. Devido ao seu perfil profissional, o relações públicas está habilitado para atuar no Primeiro, Segundo ou Terceiro Setor na área social.
As Relações Públicas podem atuar nos projetos sociais puros (filantropia empresarial, sem divulgação) ou