Tecidos China
O principio da sericultura sempre foi o mesmo, hoje em dia as únicas mudanças estão na produção, por ser mecanizada, e no controle comercial e cientifico serem mais rígidos. A fibra, natural de filamento continuo, é obtida da seguinte forma:
Uma mariposa, Bombix mori, se alimenta de folhas de amoreira e põe entre 400 a 500 ovinhos, que se transformam em lagartas de 2mm de comprimento, conhecidos como bixo-da-seda. Os ovinhos tem forma elíptica e o tamanho varia para cada espécie, podendo ser branco ou amarelado cobertos por uma membrana dura. A deosova acontece entre 23 a 25 graus e umidade em torno de 80%. Após 14 dias de encubação a larva deixa o ovo e já começa a se alimentar de folhas de amoreira.
Elas vivem por volta de 25 dias, havendo mudas a cada quatro períodos de sono, e a partir da “quinta idade” elas começam a produzir o fio da seda através das glândulas sericigenas .
O casulo é obtido pela secreção expelida por duas glândulas localizadas em sua cabeça. A secreção ocorre na forma de filamento duplo, colado, composto de fibroina e sericina. O fio é tão fino e leve que é preciso de algo em torno de 4.500 m para se obter um único grama.
O casulo demora cerca de 3 dias para ser feito, e o bixo-da-seda o produz com movimentos feitos por sua cabeça em formato de numero oito.
Depois que a crisalida se liberta do casulo se transformando em mariposa, elas acasalam e repete todo o processo novamente.
Para se obter o filamento continuo a crisalida precisa ser morta antes de virar mariposa, pois apos a transformação ela rompe o filamento. Esse processo pode ser feito através de vapor quente.
Os casulos então são mergulhados em agua quente para que amoleca a sericina e desengome os filamentos.
Depois, o filamento é escovado a fim de encontrar a ponta, que poderá ser enrolado em formato de bolinha para tingimento.
Quando o fio é obtido por um casulo rompido é chamado de Seda Selvagem.
O Shantung tem seu preço bem elevado devido a forma como