About everything
Tecido:
O que é tecido?
Tecido na moda: Introdução
O ato de tecer é um ato bastante comum desde tempos remotos de nossa existência. Desde o Paleolítico e o Neolítico, as pessoas teciam roupas dos mais variados tipos.
Surgiu da necessidade de proteger o corpo humano do frio e das intempéries naturais. Primeiro, os homens se aventuraram no entrelaçamento de galhos e folhas – e assim nasceria a cestaria. A partir daí, novos modos de entrelaçar foram descobertos, assim como novos desenhos, texturas e materiais.
Segundo Kathia Castilho, a história dos tecidos nos conta muito sobre o corpo, a moda, os costumes e hábitos, a arte, a cultura e a tecnologia de uma época.
O primeiro tecido que se tem notícia é o linho. Não era feito em tear, mas por meio de uma técnica bastante rústica, que consistia na prensagem das fibras. Arqueólogos encontraram múmias Egípcias de 2500 a.C. enroladas em linho tão bem tecido como os encontrados atualmente. Por volta de 3000 a.C. o algodão era cultivado no vale do rio Indo, no Paquistão. E pode ter sido utilizado nas Américas naquela época. Após a revolução industrial houve um aumento na produção de fios e tecidos e, como consequência, foram desenvolvidos os tecidos sintéticos (raion, náilon, poliéster, acrílico). Esse relacionamento homem/tecido se estendeu durante séculos, aprimorou-se tecnologicamente e hoje representa uma indústria gigantesca, composta por uma imensa variedade de tipos e aplicações.
Seda: é conhecido pela sua maciez, brilho, beleza e luxuosa aparência. É um dos tecidos mais caros e que oferece ao seu usuário conforto em qualquer estação do ano. Mantém o corpo fresco no verão e quente no inverno. É o tecido natural mais vendido em todo o mundo.
Diz-se que a seda foi descoberta durante 2640 aC na China pela Imperatriz Shi Hsi Ling, que estudou o bicho-da-seda e aprendeu a arte de tirar a da seda do casulo. Este foi o início da indústria da seda