Historia da arte. tapeçaria hoje em dia
História da Arte I
Tapetes do Islã
A Tapeçaria Hoje
A Tapeçaria Hoje
Embora a produção de tapetes hoje tenha se tornado mecanizada, na maior parte das vezes, os tradicionais tapetes feitos à mão são ainda largamente encontrados em todo o mundo e costumam custar mais caro do que aqueles de produção industrial, por questões como tempo gasto na sua confecção e mão-de-obra especializada para a tecelagem desses tapetes.
Muitas peças finas de tapetes persas são encontradas no Museu Iraniano do Tapete em Teerã.
Os maiores produtores de tapetes orientais atualmente são: China, Índia, Paquistão, Irã e Turquia.
A seguir, falarei sobre os tapetes na China e no Irã.
China
A China sempre teceu tapetes à mão, e por séculos.
Há uns relatórios dos tapetes que estão sendo tecidos no norte da China, na área em torno de Ningxia, que desde 1696 já havia artesãos tecendo tapetes. Pelos meados de 1860 havia oficinas em Beijing que fazia tapetes para a corte imperial. Nos meados de 1920 e nos últimos 30 anos muitos tapetes no estilo de Deco de arte foram produzidos em grande escala para o mercado americano em províncias de Hebel e de Shandong.
Estes tapetes foram tecidos à mão, mas as oficinas foram organizadas altamente com as companhias estrangeiras que controlam todas as fases da produção.
Muitos tapetes deste período tiveram seu campo liso com a cor cinza ou cor pérola com as bordas largas e elementos floral simples no projeto contemporâneo estilo chinês.
Nos anos de 1950 os povos Chineses viram o governo fazer vistoria nas fábricas de tapete, e o desenvolvimento e desempenho.
A maioria destes tapetes é feitos em cooperativas e em torno de Tianjin.
As qualidades comuns são boas variando de artesão para artesão, porém ao se passar pelo controle de qualidade alguns são reprovados mantendo um nível bom em acabamentos e