Código de Ética
Disciplina: Ética e Psicologia
História da construção do Código de Ética Profissional do Psicólogo
O código de ética é um instrumento que tem por finalidade dar indicações de uma determinada prática as ações de um determinado grupo de pessoas. Existe uma enormidade de Códigos, entre eles, um específico para as diversas profissões, conhecido por Código Deontológico ou Código dos deveres (deon) profissionais, habitualmente, Código de Ética profissional, um código de conduta que tem a função de moldar e regulamentar as relações entre os profissionais e a sociedade visando a harmonia social. Sendo assim, o Código de Ética é uma construção da identidade profissional dando legitimidade a profissão diante da sociedade.
Se tratando do Código de Ética Profissional do Psicólogo (CEPP), é uma norma jurídica, cuja denominação técnica é Resolução, possui um caráter normativo e regulador da profissão e a partir desse instrumento jurídico, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) institui o dever-serda conduta moral do profissional da psicologia.
Entre as Resoluções que instituíram os quatro Códigos de Ética da profissão estão:
O Primeiro código de ética dos psicólogos brasileiros
Para se cumprir com às exigências dapopulação, no que envolve as questões de ética profissional, assim como um ponto de fiscalização e orientação no Brasil, afim de controlar o exercício da profissão, deveriam ser instrumentalizados em normas, quando então o Código de Ética dos Psicólogos Brasileiros, foi organizado no biênio 1966-67. Portanto, a Psicologia passou a ter sua deontologia, um mecanismo contra os que ilegalmente exercerem a profissão, assim como uma ciência disciplinada, sendo capaz de controlar os profissionais por meio de normas, sanções, assim como também se colocar como tutor dos interesses da coletividade.
Anteriormente, tratava-se de um anteprojeto do Código de Ética Profissional, que foi elaborado a partir de discussões promovidas pela