Período paleolítico superior e neolítico
A arte aparece onde olhos dispostos se fixam, onde mãos constroem ideias, sem data e nem limites. Estamos despertando um olhar para o passado, onde temos os primeiros relatos de expressão humana, com um valor artístico riquíssimo.
Temos como objetivo de apresentação contemplar sobre as pinturas rupestres e reconhecer suas diferenças entre os períodos paleolítico superior e neolítico. Observando diferenças entre obras, técnicas usadas e possíveis significados .
PERÍODO PALEOLÍTICO SUPERIOR
Paleolítico superior (40 – 30.000 até 10 – 8.000 A .C.)
Nesta época, o ser humano tinha uma vida nômade. Vivia da caça de animais, da pesca e da coleta de frutos e raízes.
Usavam instrumentos e ferramentas feitos a partir de pedaços de ossos e pedras.
Nesta fase acredita-se que uma das formas de comunicação era das pinturas rupestres e através deste tipo de arte, o homem demonstrava sentimentos e preocupações cotidianas.
Os conceitos pictóricos são na maior parte animais com uma pequena quantidade de figuras humanas, representadas por meio de estatuetas, pinturas e gravações , tanto em pedras calcárias quanto em argila ou madeira queimada.
As figuras femininas encontradas, tem uma clara relação com o culto à fecundidade.
VÊNUS DE
WILLENDORF
ENCONTRADA NA
ÁREA DO DANÚBIO,
NA ÁUSTRIA
COM 30.000 ANOS
É n o P a l e o l ít i c o
Superior que s u r g em a s famosas Vênus
E s te a to p íg e a s .
C av a d a s e m pequenos pedaços de pedra ou ossos, das quais a mais conhecida é a de
Willendorf.
MAPA DE
DESLOCAÇÃO
HUMANA
De acordo com a s te o r i a s atuais que to m a m p o r b a s e o s o b j eto s até hoje encontrados, a humanidade deslocou-se da s e g u i n te maneira. Paleolítico superior:
Surgimento do “homo sapiens”
Ocupação da América e Austrália.
Entre os pré-históricos surgiram os primeiros artistas, o que comprova que o desejo de expressão através das artes é próprio do ser