Período Neolítico
Empurrado pela necessidade, já que a caça e coleta tornaram-se escassas, o homem descobriu uma forma nova de obter alimentos: a agricultura.
Com a prática da agricultura, o homem passou a necessitar de recipientes em que pudesse armazenar, conservar e cozinhar os cereais.
Em resposta a essa necessidade, inventou a cerâmica: o barro modelado e cozido, usado para produzir jarros, potes, vasos e panelas.
Semeando a terra, criando gado, produzindo o próprio alimento, o homem não tinha mais porque mudar constantemente de lugar. Tornou-se então sedentário. Ao mesmo tempo, passou a usar fibras vegetais e pêlos de animais para fazer tecidos de algodão ou lã.Devido ao aumento da produção de alimentos surgiram as primeiras aldeias e desenvolveu-se a vida comunitária. As moradias começaram a ser feitas de barro, madeira e pedra
Progressos Técnicos
Se repararmos na palavra Neolitico, vimos que "neo", de novo, juntamente com "litos",de pedra, forma a expressão pedra polida. E, de facto, o Neolitico caracteriza-se essencialmente pelo surgimento da pedra polida, que era usada em machados e outros instrumentos. Técnicas como a cerâmica, a tecelagem, cestaria, moagem, a descoberta da roda e a tracção animal mostram os grandes progressos técnicos que se observaram neste periodo.
Habitações
Ilustração do que poderia ser uma aldeia neolíticaNas casas redondas, a familia sentava-se em bancos de pedra, encostados às paredes. Os lugares eram ocupados segundo a idade e posição social. Os materiais de construção eram sólidos, como a argila seca ou madeira, os alicerces eram em pedra ou pilares de madeira, e cobertos por terraços ou telhados feitos de colmo. As camas normalmente eram feitas do mesmo material que as paredes. As casas tinham apenas uma divisão com