A arte na pré-historia
A arte pré-histórica começou a ser delineada quando foram encontradas pinturas rupestres nas cavernas, provavelmente feitas por homens pré-históricos. Não podemos confundir arte pré-histórica com arte primitiva; a arte pré-histórica representa o que é visto, e não o que é conhecido, enquanto que a arte primitiva (infantil) reproduz o que já é conhecido, mesmo não sendo visto ou do jeito que é visto. A arte indígena é um exemplo de arte infantil.A arte pré-histórica é naturalista e sensorial; a arte primitiva é racional, ou seja, um artista pode pintar uma árvore sem vê-la. A Pré-História se divide em quatro fases :
Paleolítico – Pedra lascada;
Mesolítico ;
Neolítico;
Idade dos metais – descoberta do cobre, bronze e ferro;
Período Paleolítico
Subdivide-se em Inferior e Superior. No período Inferior encontra-se apenas pedras de formas belas e particularmente delineadas. No período Superior surgem as pinturas rupestres em imagens monocromáticas e posteriormente policromática, representando animais e o cotidiano nômade de caças.
O Período Paleolítico é a era histórica mais extensa da humanidade: abrange por volta de 3 milhões de anos atrás até cerca de 10.000 a.C. . Foi nesse período que os grupos humanos começaram a utilizar utensílios de chifres de animais ou de rochas para desenvolverem a caça e se protegerem de outros grupos nômades, formando objetos pontudos – ou lascas – que deu margem para que essa era também ficasse conhecida como Idade da Pedra Lascada.
Grande parte dos restos mortais desse período foram encontrados na Europa – especialmente França e Espanha -, por volta de todo o continente africano, na Índia e na China. A baixa temperatura da época fazia das cavernas o lar dos hominídeos que viveram durante o período, tais como o Australopithecus, Homo Habilis, Homo Erectus eHomo Sapiens.
Por compreender um vasto período das primeiras atividades humanas, os historiadores e arqueólogos subdividem o Período Paleolítico em