A arte na Pré - História
A Arte Pré- Histórica foi um dos períodos mais fascinantes da história da humanidade, mas esse período não chegou a ser registrado em documentos escritos, pois nessa época a escrita ainda não havia sido descoberta. Os povos antigos, antes de conhecerem a escrita, já produziam obras de arte. Os homens das cavernas faziam bonitas figuras em paredes, representando os animais e pessoas da época, com cenas de caças e ritos religiosos.
Também faziam esculturas em madeira, ossos e pedras, tudo que sabemos dos homens que viveram na pré historia é o resultado das pesquisas realizadas por antropólogos e historiadores que analisaram essas “obras de arte” e conseguiram por meio delas descobrir como exatamente era a vida naquele tempo.
A arte produzida na Pré- História possuía uma utilidade, material, cotidiana ou mágico-religiosa. As figuras pintadas em paredes serviam também como uma forma de expressão.
Período Paleolítico- Subdivide-se em inferior e superior. No período Inferior encontram-se apenas pedras de formas belas e particularmente delineadas. Já no período superior surgem as pinturas rupestres, representando animais e o cotidiano nômade de caças.
Período Mesolítico- Nesta fase, além da expressão naturalista, apareceram novas pinturas que registravam novos temas como danças e rituais em grupo.
Período Neolítico- Neste período o homem torna-se sedentário, é o surgimento da cerâmica e da arquitetura, a arte assume característica megalítica em blocos de pedras ao ar livre.
Idade dos Metais- A descoberta do bronze e o estabelecimento de rotas comerciais caracterizam um período no qual a arte torna-se decorativa e geométrica em objetos de metal e em armas. Nesta época surge a escrita, que marca o fim da Pré-História.
A arte rupestre é composta por representações gráficas (desenhos, símbolos, sinais) feitas em paredes de cavernas pelos homens da Pré-História.
Para fazerem as pinturas nas paredes de cavernas, os