arte na pré - história
Arte na idade das cavernas?
Pintura rupestre – Lascaux. 15.000 a 10.000 anos a.c
Introdução
É na pré-história que começam a aparecer os primeiros vestígios do que viria a ser arte como a conhecemos hoje.
Inconscientemente o Homem pré-histórico, com todas as suas limitações, começou a explorar formas de comunicar, de caçar e de sobreviver e são as poucas “obras de arte” daquele tempo que resistiram ao passar dos milénios que nos dão a possibilidade de estudar e também especular sobre a vida destes antepassados.
A Pré-História é considerada uma das Eras mais interessantes da história humana e não se encontra registada em nenhum documento escrito, visto que é uma época anterior à escrita.
A origem da arte, a origem do Homem está nesta Era.
Pré-História resume-se a dois períodos: Paleolítico e Neolítico
No Paleolítico, o período mais extenso da Pré-História, referimo-nos mais especificamente à pintura rupestre.
No Neolítico as construções megalíticas, as primeiras referências à arquitectura.
A origem do Homem O Homem apareceu à milhões de anos atrás mas veio sofrendo alterações durante todo esse tempo. As primeiras espécies hominídeas:
Os Australopithecus Foi encontrada na África do Sul e os estudos revelaram que viveu entre 1 milhão e 600.000 a.C. Possuía traços característicos dos hominídeos: crânio pequeno, bípede e postura mais erecta.
O Homo Habilis viveu há cerca de 2,5 milhões de anos e foi contemporâneo do australopithecus, mas com uma maior capacidade craniana. Mudança também na dentição devido a alimentação (começa a alimentar-se de carne).
Pithecanthropus Erectus ou Homo erectus viveu entre 500.000 e 200.000 a.C. possuía maxilares maciços e dentes grandes, cérebro maior que o anterior e membros mais bem adaptados à postura erecta.
O Cro-Magnon ou Homo Sapiens 40.000 a.C. De altura acentuada, membros retos e peito amplo, maior