Arte
A Educação Infantil no Brasil passou por diversas fases até se constituir como modalidade de ensino Com a Constituição Federal de 1988, educaçãoinfantil em creches e pré-escolas passou a ser, dever do Estado e um direito da criança (artigo 208, incisoIV). O Estatuto da Criança e do Adolescente, de 1990, destaca também o direito da criança a este atendimento.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394, promulgada em dezembro de 1996, estabelece de forma incisiva o vínculo entre o atendimento às crianças de zero a seis anos a educação. A educação infantil passa então, a ser considerada a primeira etapa da educação básica(título V, capítulo II, seção II, art. 29), tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade.
Atualmente, a educação infantil, é considerada a primeira etapa da educação institucional básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, devendo valorizar as especificidades afetivas, emocionais, sociais ecognitivas, como também a diversidade étnica ecultural, cumprindo um papel socializador, através de atividades diversificadas realizadas em situações de interação consigo, com o outro e com o meio. Entretanto, em algumas práticas institucionais ainda se percebe que não é dada à importância nessa formação integral da criança, ao Ensino de Ciências como elemento impulsionador desse desenvolvimento.Neste sentido, Delizoicov (1990), ressalta que para o exercício pleno da cidadania, um mínimo de formação básica em ciências deve ser desenvolvido, de modo afornecer instrumentos que possibilitem uma melhor compreensão da sociedade em que vivemos.O contato da criança com o ensino de Ciências nas séries iniciais é extremamente pertinente, uma vez que, crianças dessa faixa etária são naturalmente curiosas, investigativas e observadoras, demonstram bastante interesse em conhecer o mundo que a cerca, a partir dos