Modelos de computação cliente-servidor e peer-to-peer
André de Pádua
Resumo. Este artigo descreve os modelos de computação clienteservidor e peer-to-peer, seus funcionamentos, variações dos modelos e finalmente suas aplicações. Dentre as aplicações, apresentaremos diferentes modelos utilizados atualmente, como Servidores de Banco de Dados, para cliente-servidor e, Napster, para peer-to-peer.
1. Introdução Com o grande avanço da internet nos dias de hoje, acabamos nos sentindo obrigados a compartilhar nossos arquivos em qualquer lugar que estivermos e que haja algum tipo de conexão com a Internet para acessá-los, o que há alguns anos atrás ainda não era possível. Junto com este crescimento da Internet surgiram diversos modelos de redes que são capazes de realizar estes compartilhamentos de várias formas. Estes modelos serão abordados com mais detalhes neste artigo, como o modelo cliente-servidor e peer-topeer.
2. Definição 2.1. Cliente-Servidor - descreve uma relação de processos que ocorrem em máquinas diferentes. O componente de servidor fornece uma função ou serviço a um ou muitos clientes, que iniciam os pedidos de serviços. Este modelo se tornou uma das idéias centrais da computação em rede. Cada instância de software do cliente pode enviar requisições de dados a um ou mais servidores ligados. Por sua vez, os servidores podem aceitar esses pedidos, processá-los e retornar as informações solicitadas para o cliente. Embora este conceito possa ser aplicado para uma variedade de razões para diversos tipos de aplicações, a arquitetura permanece fundamentalmente a mesma. 2.2. Peer-to-Peer - é uma arquitetura de rede distribuída, onde cada nodo atua como cliente e servidor, contribuindo com recursos e possuem as mesmas responsabilidades. Um dos objetivos dos sistemas peer-to-peer é permitir o compartilhamento de dados e recursos numa larga escala eliminando qualquer requisito por servidores gerenciados separadamente e a sua infraestrutura associada.