Multiplexação
PESQUISAR SOBRE OS TIPOS DE MULTIPLEXAÇÃO MAIS COMUNS
DESCREVER O FUNCIONAMENTO DE PELO MENOS UM APLICATIVO DO TIPO CLIENTE-SERVIDOR E OUTRO DO TIPO P2P.
PESQUISAR SOBRE O CONCEITO DE HIPERTEXTO E A RELAÇÃO DELE COM A INTERNET
BUSCAR DOIS EXEMPLOS DE APLICATIVOS QUE USAM O PROTOCOLO SNMP E DESCREVER O FUNCIONAMENTO DELES
MULTIPLEXAÇÃO
É uma técnica utilizada para permitir que mais de uma mensagem ocupe o mesmo meio de transporte. Ela é usada tanto em redes de computadores, em linhas telefônicas e no envio de telegramas. Se não fosse esta técnica, as redes seriam coisas muito mais caras e possivelmente tecnologias como os aparelhos de telefones e celulares nunca teriam se popularizado.
O desenvolvimento de técnicas de multiplexação foi um dos principais fatores que levaram ao barateamento dos celulares nos últimos anos.
A grande vantagem da multiplexação é permitir que muitos se comuniquem simultâneamente pelo mesmo meio. A desvantagem é que é preciso posteriormente filtrar os sinais enviados para conseguir identificar a mensagem de cada usuário. O aparelho que realiza a multiplexação chama-se multiplexador. O aparelho ou programa que faz a filtragem das informações enviadas chama-se demultiplexador.
- Multiplexação por Divisão de Frequência (FDM – Frequency Division Multiplexing).
Este tipo de Multiplexação funciona alocando para cada tipo de dado uma faixa de frequência do meio de transmissão.
- Este tipo de Multiplexação é usado por emissoras de televisão que usam frequências diferentes para enviar vídeo, as cores e o áudio no mesmo canal, internet ADSL que utilizam uma faixa de frequências não utilizadas pela voz nas linhas telefônicas para transmitir dados, companhias de TV a cabo que podem aproveitar o mesmo cabo que envia as imagens para a televisão para transmitir também serviço de internet e telefone e por estações de rádio que separam os seus canais de rádio e um dos outros fazendo com que cada um utilize uma faixa de frequência