Era vargas
Em 1929. como vimos na unidade anterior, vários países foram abalados por uma grave crise econômica. O principal motivo dessas dificuldades foi a superprodução da indústria norte-americana, que cresceu mais do que as necessidades de seu mercado internacional podia comprar.
O grande marco dessa crise de superprodução foi a queda das ações das grandes empresas na Bolsa de Valores de Nova York. Como as ações perderam quase todo o seu valor, empresas e bancos foram á falência e milhões de trabalhadores norte-americanos ficaram desempregados.
Sem poder vender, os comerciantes norte-americanos também deixaram de compra. Isso afetou gravemente a economia dos países que dependiam de exportações para os Estados Unidos. Foi o caso do Brasil, que deixou de vender milhões de sacas de café para o mercado norte-americano. O preço da saca de café despencou, caindo em mais de 50% entre 1929 e 1930. Foi um desastre econômico que levou muitos cafeicultores á falência.
A crise do café afetou diversos setores da economia brasileira da época, pois nesse produto estava investida a mior parte do capital das elites econômicas. A cafeicultura era a atividade econômica mais dinâmica, pelo valor de sua exportação e por toda a importação que custeia. Sendo produzido em unidades monocultoras, as fazendas de café são os principais núcleos de consumo das safras de alimentos. É também o café que move o sitema de transportes, que implanta as estradas, ferrovias e portos, essencialmente paraservi-lo.(...)É também com capitais oriundos do café que se fazem indústrias, que se urbanizam cidades e que se moderniza a