A historia da revoluçao das startups
A história da revolução das startups – iMasters
A história da revolução das startups
Muito se fala sobre a revolução digital e a criação de novos mercados junto com empresas de internet e informação. Mas o que talvez não se saiba é que isso advém de um modelo de negócio (principalmente americano) de investir em ideias e em conceitos inovadores nos seus estágios iniciais, com a pretensão de colher lucros num futuro relativamente distante. Assim nasceram impérios digitais que definem as regras e comandam o mercado digital atual. Interessante notar que geralmente esse tipo de sucesso ocorre com muita frequência com startups norte-americanas, sendo fatos isolados e esporádicos no Brasil.
Steve Jobs e Woz em 1976 Sendo assim, ficam as perguntas: o que o país precisa para replicar esse sucesso? e o que o governo pode ajudar nessa área? Mas afinal, o que é uma Startup? Com certeza quem já teve contato com internet e computadores reconhece facilmente alguns nomes, tais como: Microsoft, Google, Yahoo, Apple etc - empresas consideradas como onipresença na área digital. Agora você sabia que: O volume negociado somente com as ações da Microsoft é maior do que todo valor negociado na Bovespa? E que está avaliada hoje em 250 bilhões de dólares? A Apple tem mais de 34 mil funcionários diretos? A Microsoft propôs comprar o Yahoo! em 2008 por 50 bilhões de dólares? E o Yahoo não aceitou?
imasters.com.br/artigo/20027/mercado/a-historia-da-revolucao-das-startups
1/12
3/13/12
A história da revolução das startups – iMasters
O Google tem apenas 10 anos de vida e gerou 23,6 bilhões de dólares em faturamento em 2009? E também possui 30,1 bilhões de dólares em caixa com 21 mil empregados? Todas as empresas citadas tem a maioria de seus fundadores ou como presidentes ou no quadro de diretores? E que todas elas começaram como pequenas startups (de 2 ou 3 pessoas)? Startup é o conceito de pequenas empresas que são montadas em casa ou em faculdades e que recebem pequenos