Switches: soluções para redes móveis
Carlos eduardo santos nascimento[2]
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA (UVA) – CURSO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA – CAMPUS TIJUCA
RUA IBITURUNA, 108 – MARACANÃ – CEP 20271-020 – RIO DE JANEIRO – RJ
RESUMO
ESTE ARTIGO APRESENTA O ESTUDO E APLICAÇÃO DE SWITCHES DE CAMADA 2 EM REDES MÓVEIS PARA PROVER ACESSO A SERVIÇOS DE 3G NUM MEIO DE COMUNICAÇÃO EM ALTA VELOCIDADE BASEADO NO PROTOCOLO ETHERNET. A PARTIR DE UMA REDE BASEADA EM ROTEADORES OU DE UMA REDE METRO ETHERNET PRONTA, ESTE PROJETO MOSTRA AS ETAPAS DA IMPLEMENTAÇÃO DESTES SWITCHES E OS SERVIÇOS QUE PODEM SER OFERECIDOS AO CLIENTE DA EMPRESA ALVO.
palavras-chave
3G; PADRÃO ETHERNET; VLAN; SWITCH.
introdução
Nos últimos anos a área de telecomunicações tem avançado consideravelmente, fazendo com que as operadoras necessitem disponibilizar serviços cada vez mais rápidos e com confiabilidade. Hoje o que se vê, é a competição nas mídias, por publicar o oferecimento de velocidades mais altas por preços mais em conta, isto tudo, aliada a mobilidade, ou seja, a liberdade do uso de seu produto.
Neste novo mercado de telecomunicações os clientes domésticos ganharam importância, pois estes buscam constantemente mais agilidade em seus processos. E ainda se tem os clientes corporativos que buscam soluções para resolver os problemas na troca de informações internas da empresa, além de melhores condições para atender seus próprios clientes e com mais eficiência. Desta forma as operadoras procuram adequar as suas redes que antes eram pequenas e limitadas para redes que possuam alta redundância, velocidade e escalabilidade. E motivados pelo aumento exponencial do consumo do público por serviços, elas tem investido em redes Ethernet, onde a versatilidade e a escalabilidade simplificam e reduzem os custos de manutenção e operação da rede, além de possibilitarem o desenvolvimento de novos serviços e produtos por parte