OFDM
Soluções de
Comunicações
para as Redes de
Distribuição Inteligentes
Introdução
Mais Telecomunicações
As redes inteligentes, mais conhecidas como “smart grids”, estão na boca de todos, e não só dos especialistas / técnicos do setor elétrico.
Hoje em dia, é habitual que meios de comunicação sejam um eco dos avanços em esta área. Todo o mundo fala das diferentes aplicações que conformam as “smart grids”, desde a gestão dos pedidos, graças às novas famílias de contadores inteligentes, passando pela automatização da distribuição, integração de energias renováveis, impacto do carro elétrico nas redes do futuro, ...
A nova rede de telecomunicações que é necessário desdobrar para dotar de conectividade os centros de transformação constitui um desafio devido a falta de infraestrutura própria – fibra ótica. Isto significa que a primeira questão com a qual se confrontam as empresas elétricas é a de decidir se é necessário investir numa rede de telecomunicações baseada em infraestrutura própria ou se é suficiente adquirir um serviço a um terceiro – operador público de telecomunicações.
São claras as vantagens que têm as empresas elétricas ao dispor de uma rede própria:
Para tornar realidade estas aplicações são necessárias diferentes tecnologias. Entre elas, as telecomunicações têm um papel fundamental.
O grande desafio que enfrentam as empresas de distribuição elétrica é o desdobramento coerente de uma rede de telecomunicações multi-tecnologia, que deverá combinar meios diferentes, tanto em prestações como em segurança.
As empresas de distribuição elétrica têm vindo a desdobrar redes de telecomunicações para proporcionar conectividade remota a todas as suas subestações elétricas. As novas aplicações de “smart grids” requererão dotar de conectividade segura os centros de transformação. Este ponto é um grande desafio para as áreas das telecomunicações das diferentes empresas de