preconceito de gênero
Preconceito. Esse é um assunto muito falado hoje em dia. Todos comentam, todos opinam e todos sabem que é errado e antiético, ou pelos menos deveriam saber.Mas o fato é que ele ainda está presente em nosso dia a dia, e muito. Vemos desde os casos que envolvem ofensas verbais até os mais violentos, como os de agressão física à homossexuais, negros, etc.O pior é que isso não acontece por falta de informação. Algumas pessoas teimam em ser ignorantes, em não aprender o que é certo. Escutam, mas não ouvem. Fecham os ouvidos e só ouvem o que é coerente, o que lhe cai bem. Já pensou se cada um fosse reprimir todos que fossem diferente deles? Ninguém conseguiria conviver um com o outro. O mundo seria um silêncio, um vazio, cada um vivendo no seu mundo e seguindo suas próprias regras.
Como dizia Mário Quintana “a arte de viver é simplesmente a arte de conviver”. Precisamos aprender a respeitar mais as pessoas, conviver com as nossas diferenças, porque isso nem sempre é uma coisa ruim. Nós podemos aprender mais do que pensamos com pessoas diferentes de nós.
E é sobre isso que nós vamos falar, sobre um tipo bem comum porém pouco falado: o preconceito ao gênero. Como ele afeta a vida de algumas pessoas, e como elas conseguem conviver com isso. Vamos falar sobre a visão de preconceito, o quanto ele está presente no dia de hoje e a sua origem.
Preconceito: casos e origens.
Delegados defendem o machismo; diferença entre preconceito maléfico e benéfico.Como já diz o significado etimológico da palavra, preconceito significa você ter um pré conceito sobre alguma pessoa, ou seja, julgá-la antes de conhece-la.
Dizem que o preconceito vem do instinto humano. Como somos todos iguais, algumas pessoas tem necessidade de usar nossas diferenças para discriminar as outras. Um exemplo, é a idéia que alguns homens tem de que o trabalho da mulher é restrito às tarefas do lar e aos filhos.
Esse ano, foram denunciados agentes policiais que interferiam