Relações de gênero e escola: das diferenças ao preconceito
Autores: Cláudia Vianna e Sandra Ridenti
Disciplina: Psicologia e Aprendizagem
O texto “Relações de gênero e escola: das diferenças ao preconceito” é de autoria de Cláudia Vianna e de Sandra Ridenti. Cláudia Vianna é mestre em História e Filosofia da Educação pela PUC-SP e doutoranda pela Faculdade de Educação da USP, instituição na qual é professora. É co-autora de um livro sobre sexualidade na escola e de vários artigos sobre relações de gênero na educação publicados em revistas especializadas. Sandra Ridenti é mestranda em Sociologia pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da USP e pesquisadora assistente da Fundação Carlos Chagas. Também escreveu alguns artigos sobre gênero para revistas.
Logo de início, as autoras já expõem três situações feitas por elas, mas que poderiam acontecer em qualquer lugar, já que são situações que todos nós encaramos ou ainda iremos encarar algum dia.
Então, na primeira situação há o relato de um professor que havia combinado de coordenar a distribuição de tarefas para uma festa que ele estava organizando, logo ele percebeu que as meninas se dispuseram a apresentar a dança e confeccionar as fantasias, enquanto os meninos se agruparam em torno da instalação e seleção musical e também, o controle dos ingressos. Porém um garoto queria ser dançarino junto com as meninas, este foi aceito no grupo feminino, porém, foi hostilizado pelos meninos, sendo até insultado. Uma garota também não aceitou esta divisão e quis controlar os ingressos junto com os garotos, porém, esta realmente não foi aceita no grupo masculino.
Na segunda situação, uma professora vai a uma reunião de docentes que tem como tema a distribuição das aulas para o próximo ano letivo. Ela tinha grande interesse em dar aulas na 5ª série, assim como um colega seu, esta professora procurou enumerar todos os motivos na qual gostaria de dar aulas para aquela turma, porém, seu colega a ignorou