Wimax Alexandre
Wimax: Modulação Embora pareça ser simples a transmissão de um sinal e a recepção do mesmo, é muito complexo ao se tratar de inúmeras possibilidades e cenários que podem ocorrer, principalmente em um sistema sem fio. Um sistema de comunicação qualquer transmite informação de um local para o outro. É fundamental definir a potência da informação, o meio de transmissão e os usuários (transmissor e receptor). Para um sistema de comunicação sem fio, a informação que sai do transmissor precisa ser modulada. No receptor é feito a demodulação, sendo o processo inverso, que trará a informação original, como mostra o diagrama de blocos representado na Figura 1 (ZANONI, 2011 e Telecomhall, 2011).
Figura 1: Processo de transmissão devido à modulação e demodulação
Fonte: Adaptado pelo autor A modulação é a técnica onde as características da portadora (sinal que é modulado) são modificadas com a finalidade de transmitir as informações, sendo feitas as alterações combinadas de frequência, amplitude ou fase, conforme pode ser observado respectivamente, na Figura 2. Essa onda portadora modulada trafega por um canal de comunicações transportando toda informação (MEDEIROS, 2004).
Figura 2: Portadoras senoidais e suas alterações de frequência, amplitude e fase
Fonte: Adaptado pelo autor Modulação adaptativa O WiMAX adota um esquema de modulação adaptativa no entanto, objetivando a seleção de modulação a ser utilizada na camada física que em seu padrão IEEE 802.16d utiliza QPSK, 16QAM e 64QAM, a partir do nível da relação sinal-ruído presente no receptor. Por sua vez, é realizada uma negociação entre estação base e cliente, para que a modulação adotada seja adaptada às condições do enlace de rádio, como mostra a Figura 3 (ANSI/IEEE, 2009).
Figura 3: Raios de célula relativos, conforme esquema de modulação
Fonte: WiMAX Fórum, 2010 A modulação adaptativa permite manter a Bit Error Rate (BER)