outros
Pensando nisso, o site RCR Wireless preparou uma lista com as seis tendências que a indústria de telecomunicações deverão estar antenadas no ano de 2014.
Tecnologia Small Cells
As companhias de telefonia móvel vêm enfrentando dificuldades para cobrir as grandes cidades e metrópoles com as células macro. Em recente entrevista, o presidente da TIM, Rodrigo Abreu, afirmou que "o ambiente urbano não tolera mais" a instalação de torres para a propagação do sinal de telefonia móvel e, por isso, é necessário investir na tecnologia de small cells, ou pequenas células.
Com ela, o sinal é propagado através de um conjunto de pontos Wi-Fi para suprir a demanda crescente por conexão de dados que existe atualmente. Dessa forma, as telecoms esperam oferecer cobertura mais eficiente, principalmente, em lugares onde há uma grande quantidade de pessoas utilizando as redes de dados móveis, como em shoppings, estações de metrô ou grandes eventos esportivos.
Adoção em massa da rede 4G
Até agora a rede 4G, ou LTE, tem sido adotada amplamente somente por Estados Unidos e China. Porém, em 2014 espera-se que a nova rede de dados seja amplamente difundida, principalmente, na Europa.
LTE cresce 75% em 2013 e já é realidade em 260 redes de 95 países
A tendência é que o uso do 2G e 3G caia vertiginosamente neste ano e o 4G se torne o foco das atenções das telecoms à medida que a quantidade de dados que trafegam por essa rede aumenta substancialmente. Isso fará com que as companhias de telecomunicação revejam sua estratégia de investimento e definam, de uma vez por todas, se utilizarão uma única frequência de banda ou optarão por uma abordagem "em camadas" para