Outros
Definições:
Antropologia é a ciência da humanidade e da cultura. Etimologicamente, o termo “Antropologia” (do grego anthropos, homem; logos, estudo) significa o estudo do homem. Como ciência da humanidade, ela se preocupa em conhecer cientificamente o ser humano em sua totalidade. É um modo de pensar a variedade do homem, outras culturas, o Outro.
Pensar antropológico:
- Como explicar o aparente paradoxo de o homem ser um só, como ser-espécie da natureza, e ao mesmo tempo ser múltiplo em suas expressões coletivas, a cultura; o pensar sobre o diferente ser o mesmo; sobre as potencialidades reais de cada cultura – é fruto desse momento criativo do Iluminismo.
- A Antropologia nasceu dentro do campo da Filosofia, como se fosse uma Filosofia da cultura. Mais tarde, com a chegada retumbante da teoria da evolução, que integrava todos os seres vivos numa escalada de transformações ao longo do tempo, motivada por um processo de luta incessante pela sobrevivência, a Antropologia passou a ser pensada como uma ciência que iria contribuir para enquadrar o homem e suas culturas num plano contínuo, ou ao menos paralelo ao plano biológico. Objeto de estudo: o homem e suas obras.
Objetivo da Antropologia: Estudo da humanidade como um todo, visando a pesquisa de todas as manifestações humanas de maneira unificada. É um objetivo amplo, pois tenta dar conta de uma compreensão de homem enquanto ser biopsicocultural, isto é, o homem como ser biológico pensante, produtor de culturas e participante da sociedade, tentando chegar, assim, à compreensão da existência humana.
Em seu livro “Relativizando”, Roberto Da Matta (1987)[1] identifica as diferentes divisões da disciplina:
Antropologia Biológica • Estudo do homem enquanto ser biológico, dotado de um aparato físico e uma carga genética, com um percurso evolutivo definido. • Em outros tempos esteve confinada naquilo que se denomina “Antropologia Física”, as famosas medições de crânios e