Pena de morte
Este tipo de sentença já foi abolida em diversos países, entretanto ainda há países que praticam a pena de morte. Nos Estados Unidos por exemplo, a pena de morte é aplicada em 36 dos 50 Estados que compõem o país e é permitida pelo governo federal. O país caracteriza-se por ser o segundo país onde mais pessoas são executadas anualmente.
No Brasil, a pena de morte foi abolida de maneira parcial, afinal só pode ser aplicada atualmente em tempo de Guerra.
O país aboliu a pena de morte para crimes comuns a partir da Independencia do Brasil em 1822, sendo o segundo país da América Latina a abolir a pena de morte no caso de crimes comuns.
Na atual constituição, mesmo com suas constantes emendas constitucionais, a pena capital é estritamente proibida, salvo, em casos muito específicos.
Apesar de haver muito pouco ou até mesmo quase nenhum interesse governamental em se introduzir a pena capital no Brasil, que há mais de 145 anos caracteriza-se por nao ser aplicada nem para crimes comuns, este assunto é uma pauta que vem sendo discutida nacionalmente pela opiniao publica com frequencia cada vez maior.
Crimes bárbaros acabam por acender um sentimento de indignação na população que, movida pela emoção, questiona se a pena de morte no Brasil seria válida para alguns tipos de crimes hediondos.
Após o país ter presenciado inumeros casos de atrocidades cometidas por algozes, se gerou na populacao um sentiment de revolta e indignacao. Como exemplo de atrocidade se tem o caso da menina Isabella Nardoni, que foi espancada e logo após foi jogada do sexton andar de um edifício.
Crimes marcados por tremendo carater desumano como este citado acima acendem na populacao um sentimento que possui como base a aversão, ou até mesmo o desprezo. Sendo