ergonomia
ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO
Tutor:
MARILIA DE CARVALHO ALMEIDA
RA:
1144063
Aluno (a): JAYNE DE OLIVEIRA SIQUEIRA
Turma:
1401
Unidade:
UNIDADE 5
Zocchio (2002) descreve a segurança do trabalho como um conjunto de medidas indispensáveis para a execução de qualquer trabalho, tendo como principal finalidade prevenir acidentes e doenças ocupacionais nas atividades das empresas ou estabelecimentos. Tais medidas e ações são de caráter técnico, educacional, médico, psicológico e motivacional. Quando se fala em acidente tudo se origina do homem e do meio. Do homem, por meio de características que lhe são próprias, fatores hereditários, sociais e de educação prejudiciais quando falhos. Do meio, com os riscos que lhe são peculiares, ou que são criados ou requerem ações e medidas por parte do homem para que sejam controlados, e não se tornem em fontes de acidentes.
Zocchio (2002) propõe alguns procedimentos para a implementação e a administração de um Programa de Politica Interna de Segurança do Trabalho.
Quanto as responsabilidades e atribuições como tais:
Cabe o escalão administrativo superior, diretoria ou outro titulo definir e adotar uma politica de segurança do trabalho e cobrar seu cumprimento e assumir suas responsabilidades perante a lei.
Cabe o escalão intermediário, gerente ou outro título efetuar a sua politica em sua área de administração, dar o apoio necessário ao desenvolvimento das atividades prevencionistas e efetivar normas, instruções e programas prevencionistas que vierem a ser estabelecidos. A Segurança é uma das responsabilidades da gerencia de cada setor.
Cabe à supervisão, escalão de linha, executar os programas de segurança na área do trabalho fazendo com que se cumpram as normas, regulamentos, instruções etc. atuando juntos com os respectivos subordinados.
Cabe os empregados, cumprir devidamente as normas, instruções gerais de segurança bem como especificas as