pizzaria
- Busca de objetivos: não requer que haja um problema e sim o objetivo que se pretende atingir, como aumentar o faturamento de uma pizzaria.
- Busca de fatos: descrê-se a situação dos fatos, é uma fase de análise sem a necessidade de apresentar propostas, como por exemplo, ter um controle do fluxo de caixa.
- Busca do problema: nesta fase define-se o problema de várias formas, como por exemplo: reduzir as despesas, aumentar o número de clientes, oferecer um diferencial nos serviços, aumentar a margem de lucro, etc.
- Busca de ideias: aplicar as técnicas já apresentadas, como o brainstorming, para gerar o maior número de ideias, como por exemplo, diversificar os tipos de pizzas, diversificar os tamanhos das pizzas, divulgar a pizzaria nas redes sociais, etc.
- Busca de Solução: Avaliar cada uma das idéias propostas, estabelecendo uma ordem prioritária das idéias. Como técnica para estabelecer as prioridades a serem tratadas, pode ser utilizada a G.U.T. (Gravidade, Urgência e Tendência), melhor explicitado a seguir.
- Busca de aceitação: como é um trabalho em equipe, poderá ocorrer que não haja consenso entre as idéias, logo há a necessidade de explicar aos demais da equipe a idéia e assim gerar um convencimento.
As etapas 1, 2 e 3, ou seja, a busca dos objetivos, busca de fatos e busca do problema, caracterizam-se pela “exploração dos desafios”.
A etapa 4, a busca de ideias, é caracterizada pela “geração de novas ideias”.
Já as etapas 5 e 6, a busca de solução e a busca de aceitação, caracterizam-se pela “preparação para agir”.
Outro método que ficou muito conhecido como prática para estimular a criatividade foi desenvolvido por Min Basadur, é o SIMPLEX, que de maneira resumida apresenta as seguintes fases:
- Geração: descoberta dos problemas e dos fatos;
- Conceitualização: definição dos problemas e descoberta das ideias;
- Otimização: Planejamento das ações, avaliação e seleção;
-